segunda-feira, 28 de junho de 2010

Edivan Freitas comanda a 5ª Edição do projeto PAPO DE COMPOSITOR


A 5ª edição do projeto "Papo de Compositor"recebe Edivan Freitas na próxima terça-feira (29/06), 20h, no auditório do CEMUNI IV-UFES.

Dono de uma metáfora única, singela e precisa, Edivan Freitas é daqueles compositores que dominam a palavra. Suas composições são erguidas sobre finas harmonias e recheadas com melodias saborosas.
Um retrato disso é a canção "Catraeiro", que disputou o Festival "Vitória em Canto". Apesar do resultado não ter sido favorável a canção- até porque tudo naquele Festival foi sem sentido, sem critério e, no caso do resultado, de mal gosto-,"Catraeiro" apresenta ao público um compositor lapidado, pronto, que em nenhum momento se despreende da tradição; pelo contrário, dialoga e, atravéz dela, introduz sua voz, sua linguagem, seu perfil. Milton, Toninho, Lô, Márcio, assim como Caetano, Gil, Bethânia, Tatit, Wisnik estão presentes nesse que é um dos maiores compositores do nosso tempo.
Porém, se o festival organizado pela cidade de Vitória achou que Edivan não era merecedor de prêmios, São Paulo pensou diferente e deu o 3º lugar para a canção "Andante" http://sitemeu.net/Yo2wo6/ , num festival que tinha Arrigo Barnabé, Carlos Calado e Lincon Antonio como jurados. Colatina também não deixou a canção de Edivan escapar, dando-lhe o prêmio de melhor intérprete para a canção "Do riso" (interpretada por Rebeca Vieira).
Eu sou apaixonado pelas canções de Edivan. E se fosse você, leitor, não perdia por nada essa apresentação. Será recheada do que há de melhor na música brasileira contemporânea independente.
Para não deixar vocês curiosos demais, coloco aqui um pequeno trecho da canção "Catraeiro", pra que vocês saibam o que encontrarão na apresentação de amanhã:



"Nas águas Deste Porto
Eu roo o osso
Não tem voz Nem vazante
Que me pára

Remo a remo
A maré minha de novo
Vou eu entre
Um navio e a Cidade

Minha margem terceira
esta baía,
Minha casa e raíz essa catraia

Entre um lado e o outro
é onde eu moro
Meus vizinhos:
Penedo e o Cais

Por meu São Benedito ou vou lá
Por meu São Benedito eu volto cá"

Só um trechinho. O resto vocês aprenderão amanhã. E aprenderão a amar este que, com certeza, será um dos grandes nomes da música brasileira.
Um abraço. Encontro vocês por lá!
Moisés Nascimento

Um comentário:

  1. Caramba... me emocionei ao ouvir esta canção ontem... Edivan Freitas é de uma sensibilidade incomum ao compor e interpretar suas obras. Perfeito o show de ontem! Qualquer comentário é dispensável!!!

    ResponderExcluir