segunda-feira, 28 de junho de 2010

Edivan Freitas comanda a 5ª Edição do projeto PAPO DE COMPOSITOR


A 5ª edição do projeto "Papo de Compositor"recebe Edivan Freitas na próxima terça-feira (29/06), 20h, no auditório do CEMUNI IV-UFES.

Dono de uma metáfora única, singela e precisa, Edivan Freitas é daqueles compositores que dominam a palavra. Suas composições são erguidas sobre finas harmonias e recheadas com melodias saborosas.
Um retrato disso é a canção "Catraeiro", que disputou o Festival "Vitória em Canto". Apesar do resultado não ter sido favorável a canção- até porque tudo naquele Festival foi sem sentido, sem critério e, no caso do resultado, de mal gosto-,"Catraeiro" apresenta ao público um compositor lapidado, pronto, que em nenhum momento se despreende da tradição; pelo contrário, dialoga e, atravéz dela, introduz sua voz, sua linguagem, seu perfil. Milton, Toninho, Lô, Márcio, assim como Caetano, Gil, Bethânia, Tatit, Wisnik estão presentes nesse que é um dos maiores compositores do nosso tempo.
Porém, se o festival organizado pela cidade de Vitória achou que Edivan não era merecedor de prêmios, São Paulo pensou diferente e deu o 3º lugar para a canção "Andante" http://sitemeu.net/Yo2wo6/ , num festival que tinha Arrigo Barnabé, Carlos Calado e Lincon Antonio como jurados. Colatina também não deixou a canção de Edivan escapar, dando-lhe o prêmio de melhor intérprete para a canção "Do riso" (interpretada por Rebeca Vieira).
Eu sou apaixonado pelas canções de Edivan. E se fosse você, leitor, não perdia por nada essa apresentação. Será recheada do que há de melhor na música brasileira contemporânea independente.
Para não deixar vocês curiosos demais, coloco aqui um pequeno trecho da canção "Catraeiro", pra que vocês saibam o que encontrarão na apresentação de amanhã:



"Nas águas Deste Porto
Eu roo o osso
Não tem voz Nem vazante
Que me pára

Remo a remo
A maré minha de novo
Vou eu entre
Um navio e a Cidade

Minha margem terceira
esta baía,
Minha casa e raíz essa catraia

Entre um lado e o outro
é onde eu moro
Meus vizinhos:
Penedo e o Cais

Por meu São Benedito ou vou lá
Por meu São Benedito eu volto cá"

Só um trechinho. O resto vocês aprenderão amanhã. E aprenderão a amar este que, com certeza, será um dos grandes nomes da música brasileira.
Um abraço. Encontro vocês por lá!
Moisés Nascimento

domingo, 20 de junho de 2010

Anselmo Groove na próxima Edição do Papo de Compositor


Lembram daquela canção eternizada na voz de Jovelina Pérola Negra
"em virtude do tempo, hoje não há futebol
veio uma chuva de vento
e levou pra bem longe o sol" ?!?!??!
Pois então. na semana passada foi o inverso. houve futebol. e em virtude disso, a UFES ficou lacrada e não pudemos realizar o nosso Papo de Compositor com Anselmo Groove.
Mas nesta terça será diferente. o Brasil não vai jogar. a ufes não estará fechada. E Anselmo Groove vai tocar.
Como disse no post anterior, não dá pra prever o que acontecerá no Auditório do CEMUNI IV - UFES. Mas também não dá pra perder.
É o MeLhOr dO sOm!!!
Bora lá. divulguem.repassem
tamo junto!
Moisés N.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Amanhã tem Anselmo Groove no "Papo de Compositor"



Anselmo faz parte daquele grupo seleto de compositores: inusitados. do Funk ao Samba. do groove ao bolero. passeia por todos os caminhos e entidades.

Na apresentação de amanhã não vai ser diferente: muita gente, muitas mulheres, muita energia circulando no palco.

Alguma pista do que pode acontecer? nenhuma. e nisso consiste o sabor do dia 15 de junho que, sem sombra de dúvida, será marcado por muitos gols da nossa seleção brasileira e muita ginga no auditório do CEMUNI IV - UFES, a partir das 20h.

Se eu fosse você, não perderia isso. por nada! esperamos tod@s por lá.

e como aperitivo, segue abaixo algumas fotos da apresentação passada, desta vez pelas lentes de Jeane Anjos. o trabalho dessa moça pode ser conferido também por aqui: http://www.flickr.com/photos/13009437@N07/



















quinta-feira, 10 de junho de 2010

Papo de Compositor 3ª Edição - Fotos

Olá pessoal!
Uma grande amiga e parceira fotografou o nosso evento, e gostaria de compartilhar essas imagens com vocês. Ela se chama Thalita Covre e trabalho pode ser apreciado neste link: http://www.flickr.com/thalitacovre


Átila e a banda:


Átila e Zé Moreira:




D.K. Dyson (cantora nova iorquina) e Átila Valentim:


Edinho e Família:

Anselmo, Emanuel 7 Linhas e Vodoo Beatbox:

Esses foram alguns momentos do show pelas lentes da Thalita. Foi maravilhoso!
É isso aí...o Papo tá acontecendo...o recado já está dado!
abraço,
Moisés Nascimento

















quarta-feira, 9 de junho de 2010

Papo de Compositor - 3ª Edição: Inenarrável!!!!


Ontem o show foi maravilhoso. A intimidade de Átila Valentim (na foto ao lado: com seu padrinho Edson Papo Furado)com seus músicos ficou transparecida em cada canção. O pequeno auditório mais parecia um grande teatro.

Todos super-empolgados com tamanha "vibe", energia vindo dos quatro cantos do mundo, inclusive dos EUA, mais precisamente NY, através da cantora DK Dyson.
Palmas não faltaram: até porque as três coisas que não existe sem batida de palma de mão estavam presentes: macumba, capoeira e samba de roda.

O show começou com o belíssimo Ijexá "Pombinho de Zambi", composição de Átila Valentim e Pedrinho Oliveira. A segunda canção. "Raiz na Cor", mostrou que ninguém estava ali de brincadeira. A percussão de Edinho/Família e Maikon Magrinho criou euforia no coração dos presentes.

Grande momento do show foi a participação do grande compositor/guitarrista/cantor Zé Moreira, que não deixou a macumba abaixar através da canção "Crise de Entidade". Na sequência subiu ao palco a diva americana DK Dyson, interpretando a belíssima canção de Átila Valentim e Zé Moreira: "Town of Peace".

A Capoeira chegou pelas mãos do Mestre Hilton, do grupo Beribazu. Acompanhado de seu aluno Pedrinho, os dois tocaram berimbau e cantaram belísssimos clássicos da nossa capoeira, com o público sempre acompanhando na palma da mão.

"Coração Capoeira" e "Cafuné de Neném" (esta uma parceria nossa) deram sequência a palma de mão. Ninguém ficou parado no show.

Ainda abrilhantaram a noite a presença de Anselmo Groove, Vudu beatbox e Emanuel 7 linhas, todos participando na canção "Peço Licença", e as canções "Nega Tereza" (voz e violão de Átila Valentim), "Meu batuque" e "Lugar de Bamba". Esta última pra nunca esquecer da nossa escola do coração: Unidos da Piedade.

Semana que vem o bicho vai pegar. Anselmo Groove (abaixo à direita) comandará a gira e promete não decepcionar.

Espero tod@s nas próximas apresentações!

nos acompanhe também pelo flickr: http://www.flickr.com/papodecompositor
nosso e-mail é papodecompositor@yahoo.com.br


Abraço,
Moisés Nascimento























segunda-feira, 7 de junho de 2010

Átila Valentim se apresenta na 3ª edição do projeto "Papo de Compositor" nesta terça-feira (08/06)...



É com muita luta e prazer que chegamos a 3ª edição do Projeto Papo de Compositor. Se por um lado há muito ralação, já que não dispomos de nenhum recurso financeiro a não ser os provenientes do próprio bolso, existe também muita alegria em apresentar uma alternativa a tudo o que está posto na cena musical capixaba. Temos orgulho de mostrar àqueles que participam dos nossos encontros um material autêntico, genuíno, brilhante e, acima de tudo, sem fronteiras. Assim foi na 1ª edição com a apresentação de Zé Moreira. Assim foi na 2ª edição com Jonias Féli.

E assim será nesta terça-feira (08/06), 20h, no show do Átila Valentim.

Valentim é desses compositores singelos, donos de uma metáfora bastante singular, que carrega em suas canções os finos traços da cultura negra brasileira. Suas composições são dignas dos grandes palcos e não há dúvidas de que alçará vôos altos.
Portanto, queremos muito a presença de todos no Auditório do CEMUNI IV-UFES.
Quem for não vai perder viagem. Temos certeza!

Abaixo, fotos dos dois últimos compositores que se apresentaram no projeto: Zé Moreira e Jonias Féli.