quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Papo de Compositor: um projeto para ficar na história. ou na estória





Um projeto para ficar na história; ou da estória. Depende do ponto de vista.
Apenas sei que foi memorável cada instante das sete apresentações do “Papo de Compositor”. Começou em maio, dia 25, numa noite de terça-feira. Com quem? Ninguém menos do que Zé Moreira, grande cantor/compositor/guitarrista/arranjador/poeta e mais uma montoeira de etc. Num show bastante intimista, acompanhado por Kako Dineli (baixo) e Marcos Ramos (percussão), Zé fez um show belíssimo em que apresentou canções dos seus 3 discos (apenas o primeiro, Feito a mão, está lançado).
Colocar o Zé na abertura do projeto foi um tremendo de um passo. Gigante. Até porque nossas ideias não foram tão bem aceitas como pensávamos pelo Departamento de Música da UFES. Com exceção de Fabiano Araújo e Marcos Moraes, recebemos alguns “narizes tortos” pelo corredor no dia 25, horas antes de tudo começar. É claro que se tratava de jovens amadores, quase nada profissionais, cuja única proposta era ver nossos amigos compositores expressando suas obras num espaço escancarado ao público, de fácil acesso e que já tivesse os recursos básicos para essas apresentações (Sonorização, luz, palco etc.). Mas não precisava desdenhar de nossos ideais.
No entanto, o professor Fabiano Araújo, que é compositor/pianista/arranjador e mais uma montoeira de etc., entendeu nossa proposta, deu o devido “puxão de orelha” que precisávamos tomar, e disponibilizou tudo para que aquela noite acontecesse. Inclusive esteve na apresentação do Zé, a fim de garantir o perfeito funcionamento daquela apresentação.

De cara, viu que não se tratava de um projeto qualquer, que nossas ideias poderiam ter vida longa e que “os meninos” não estavam ali para brincar de fazer showzinho. Deu-nos todo o apoio e ainda vinculou o “Papo de Compositor” ao projeto de extensão do curso de música – Musivamentando.

Daí pra frente foi um abraço. Jonias Féli, Átila Valentim, Anselmo Groove, Edivan Freitas, Jr. Bocca e Juliano Rabujah passaram pelo auditório do CEMUNI IV sem grandes esforços burocráticos (os esforços físicos não precisam ser mencionados, né? Foram intensos, massacrantes!!!). Apresentações lindas, performáticas, compostas de várias participações, nossas noites de Terça-feira (e depois, Segunda-Feira) foram memoráveis.

No último dia 30 fizemos a edição comemorativa dessa primeira leva de compositores do projeto, e pude perceber o quanto o nosso projeto penetrou na cabeça das pessoas. Muita gente compareceu, várias pessoas subiram ao palco, e o calor do público demonstrou que nosso esforço não foi em vão.

Agradeço a todos os compositores que toparam participar do projeto; agradeço a Marcos Ramos, o primeiro a pensar nesse projeto; ao Fabiano Araújo, por acreditar nos garotos “nada profissionais”; ao colegiado de Música; ao Centro Acadêmico de Música, por comprar a ideia e participar desde o início; A rede cultura jovem, na pessoa do Filipe Borba, que transmitiu várias edições do projeto ao vivo pelo www.portalyah.com.br, além de filmar as apresentações e disponibilizá-las no youtube; a UFES, que embora não tenha um programa sério e democrático para a Cultura e a Arte, por ser o espaço “menos burocrático que encontramos para realizar nosso objetivo (talvez porque a UFES não esteja “nem aí” para o que acontece no campus); ao Herbert Baioco e ao Gabriel Abaurre Amaral, que foram imprescindíveis nas primeiras edições.

Um agradecimento bastante especial para todas as pessoas que compareceram no evento (algumas delas não perderam 1 apresentação sequer): espero que tenham gostado dos nossos compositores. Eles estão sempre por aí. Acompanhem, degustem, divulguem as canções.

A música agradece.

É isso.

Moisés N.

2 comentários:

  1. Papo bom ,prosa boa...foi uma honra participar e muito construtivo. Fiz ótimas novas amizades(Anselmo e Edvan) e dei boas risadas. Compus uma musica,tomei cerveja no mãozinha, voltei ao Campus depois de quase 7 anos longe, mesmo ficando surpreso num primeiro momento com o convite,dai relaxei e aproveitei os momentos e o Papo, no coletivo a gente se vira e se encotra pelas esquinas da vida. a você Moisés,meu muito obrigado,e ao meu querido Marcus ramos idem!

    ResponderExcluir
  2. Salves Moisés! Foi bom dimais cada apresentação desse projeto aí mesmo... depois que fui em um não deixei mais de ir. E pode contar sempre pq o projeto é foda e merece continuar e melhorar cada vez mais! bom dimais ver a galera botando o som na roda!
    Parabéns a todo mundo do projeto, todo mundo que se apresentou, carregou caixa, ajeitou som, divulgou na internet, postou no blog, foi assistir e de alguma maneira colaboraram pro sucesso do projeto!
    IRIRIU!

    ResponderExcluir